3 Comments
User's avatar
Renato Haidamous's avatar

Muito bom o texto! Fiquei curioso aqui porque essa coisa de prestação de serviço se assemelha com muitos negócios tradicionais tipo escritório de advocacia, consultório médico/dentista, psicólogo

etc. Como você conseguia clientes na fábrica de software? Você mencionou boca a boca, mas como foram os primeiros clientes? Tinha alguma coisa que fazia para incentivar isso? Tinha um tipo de cliente ideal ou canal ideal? Abraços!

Expand full comment
Moacir Moda's avatar

Com raríssimas exceções, o principal canal de aquisição era o boca a boca. Esse cliente grande que cito no texto foi via relacionamento construído frequentando comunidades de programação.

Tentei por várias vezes encontrar outros canais e também outras formas de vender. Tentei mudar modelo de negócio; tentei produtizar o serviço. Nada deu certo. Esse, inclusive, foi um dos motivos que me fez desistir.

Se eu fosse prestar serviço novamente, eu focaria em escolher muito bem o cliente a ser atendido pra conseguir gerar um valor MUITO grande e gerar case. Em paralelo, desenvolveria autoridade em comunidades frequentadas pelo meu ICP. Tenho um amigo, por exemplo, que vende SEO para negócios tradicionais e o seu principal meio de captação de clientes é palestrando em escolas de negócio.

Expand full comment
Renato Haidamous's avatar

Show! Valeu por compartilhar, Moacir.

Expand full comment