Pare de consumir notícias e seja uma pessoa mais feliz
Hoje quero te mostrar o mal que a tevê e o jornal causa em você
👋🏼 Bem vindo a edição de número #44 da Newsletter do Moa.
⚠️ Antes de começarmos, dois breves recados:
1️⃣ Saiu o episódio #09 da primeira temporada do Podcast De/Para, o podcast para quem quer evoluir de programador para empreendedor. Nesse episódio discutimos sobre o papel do produto em startups de tecnologia.
📺 Toque aqui p/ assistir no Youtube
🎧 Toque aqui p/ ouvir no Spotify
2️⃣ Me ajude a produzir um conteúdo cada vez mais relevante. Separe alguns poucos minutinhos e toque aqui para responder algumas perguntas. 🙏🏼
Segundo a OMS, o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas no mundo. Muito provavelmente você faz parte dessa turma.
Quer saber como evitar a ansiedade?
Na edição de hoje da Newsletter do Moa eu resolvi explicar porque parei de consumir notícias e porque acredito que você deva fazer o mesmo.
Precisa mesmo se manter informado?
Eu me lembro como se fosse hoje. Época de ensino médio e todos se preparando para o vestibular.
Além de ter que estudar um caminhão de conteúdo sobre várias matérias, a professora dizia para entrar no UOL diariamente e ler as principais notícias. Segundo ela, era importante saber o que estava acontecendo no Brasil e no mundo.
Eu era um adolescente que não tinha a menor noção do que era a vida de verdade. Além disso, eu era um adolescente que queria muito passar no vestibular. Eu acreditava, piamente, que um adulto que não tivesse faculdade não era um adulto com uma carreira digna (risos).
Por pensar dessa forma, seguia religiosamente a instrução e lia a home do UOL todo santo dia. Pobre de mim.
Eu tenho certeza que você já ouviu de alguém que é "importante se manter informado". Quando ouvir isso novamente, faça um experimento social: peça para a pessoa três motivos claros pelos quais devemos nos manter bem informados. Duvido que saia ao menos um motivo convincente.
Garanto que a maioria das pessoas não vai conseguir te responder. Sabe por quê? Porque não é importante se manter informado.
Calma… É claro que existem contextos em que é importante se manter informado. O exemplo mais claro é quando falamos de trabalho.
Eu, por exemplo, consumo bastante notícias sobre o mundo da tecnologia. Sei que me manter informado contribui positivamente para minha carreira.
Agora, pra que eu preciso me manter informado sobre o que o Lula falou sobre Israel e Palestina? Sobre o risco do Bolsonaro ser preso? Sobre quem o Alexandre de Moraes mandou prender?
Qual o impacto direto disso na minha vida de cidadão médio? Nenhum!
Por mais que eu discorde de quase tudo o que está acontecendo no Brasil, politicamente falando, eu não tenho nenhum tipo de controle para mudar nada. Se eu não tenho controle, pra que vou consumir esse tipo de notícia? Para passar raiva? Pra ficar indignado? Isso só vai me fazer mal. Só vai me deixar ansioso.
Nessa história, o único controle que eu tenho é sobre o que eu consumo ou deixo de consumir. Está 100% dentro da minha capacidade parar de consumir notícias. E foi isso que eu decidi fazer. Te afirmo, com propriedade, que a minha saúde mental melhorou infinitamente.
É preciso aceitar que nós vivemos em um país de terceiro mundo com uma imprensa completamente corrompida e desqualificada. Num cenário desse, o objetivo da mídia não é mais informar, mas sim justamente o oposto: desinformar, causar confusão, ludibriar.
Entenda: Imprensa de país subdesenvolvido não serve ao consumidor, mas sim ao poderoso com o qual pratica negociatas. Infelizmente, não temos muito o que fazer quanto a isso.
Agora, decidir se você quer ser massa de manobra nesse jogo é uma escolha 100% sua. Por isso eu recomendo você parar de consumir notícias já!
—
PS: Essa semana decidi fazer uma edição mais curta pois estou de mudança. Aproveitei e também decidi falar sobre um assunto que não tem relação direta com tecnologia, mas sim com desenvolvimento pessoal e sanidade mental.
Me diz aí, você gostou? Quer que eu fale mais sobre assuntos desse tipo? Responda nos comentários.
👀 Me siga nas redes sociais: Instagram | LinkedIn | Twitter
.
Como foi a minha semana?
🏋🏻♀️ Pratiquei 5 dias de exercício físico e completei 50 dos 250 dias da meta do ano.
📚 Estudei 5 dias e completei 41 dos 200 dias da meta do ano.
📈 Toque aqui e veja a minha planilha de acompanhamento de métricas.
.
O que eu estou lendo:
📚 Comecei a ler o livro Agora's Big Black Book.
📚 Antes de dormir, estou lendo A Vida Como Ela É, do grande Nelson Rodrigues. (Larguei o The Bomber Mafia porque não estava conseguindo me concentrar antes de dormir. Expliquei mais nos stories do meu Instagram)
🗂️ Toque aqui para saber quais os livros já li e a nota que dou a eles
.
O que eu consumi que gostei e recomendo?
🎬 Outra live maravilhosa do Ícaro de Carvalho onde ele fala sobre Marketing de Influência (essas lives dele estão muito boas).
.
🫡 Esta foi mais uma edição da Newsletter do Moa.
👋🏼 Bem vindos aos 38 novos leitores desde a semana passada. Já somos 1.566 profissionais estratégicos!
👊🏼 O meu objetivo com essa newsletter é ajudar profissionais de tecnologia que desejam desenvolver uma visão mais estratégica.
Além disso, pretendo também compartilhar outras coisas, como um pouco dos bastidores da construção de um negócio SaaS, as minhas opiniões e meus aprendizados.
A ideia geral é ser uma documentação pública e estruturada dos meus pensamentos e aprendizados ao longo dos anos.
Portanto, se você se interessa por soft-skill, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e opiniões relativamente polêmicas, sugiro que você se inscreva para receber as próximas edições. ⬇️
📈 Se você é inscrito e quer me ajudar a construir uma newsletter cada vez mais relevante, separe alguns poucos minutinhos e me ajude respondendo algumas perguntas. Toque aqui para responder.
🗣 Se você tem alguma crítica, sugestão ou quer bater um papo, toque aqui e me chame no WhatsApp.
.
🙏🏼 Obrigado pelo seu tempo! Compartilhe este post com um amigo(a) que deseja empreender, ou quer/precisa desenvolver soft-skills para evoluir na carreira. ⬇️
Compartilhe de outras formas:
Muito bom. Eu também parei , depois de uma época que minha vida não saia do lugar. Eu lembro de ler todo o UOL e o Estadão, todos os dias… quando parei tive a mesma sensação de que minha vida melhorou e mesmo assim todas as noticias importantes chegavam em mim por outra pessoa.
Eu teria muito o que comentar, pois discordo de algumas posições suas aqui, especialmente por eu ser de uma geração anterior à sua. Mas não conseguiria ser breve agora. Prometo tentar depois. 😀