3 Comments

Quando um individuo tem uma "mentalidade fixa" ele provavelmente só esta racionalizando a própria preguiça. Mas eu entendo que também haja casos de crença limitante, que impede o indivíduo de enxergar o seu verdadeiro potencial.

Expand full comment
author

Pela minha experiência, na grandisíssima maioria dos casos estamos falando de crenças limitantes, por isso acredito que o conceito de mentalidade fixa, como apresentei, faça sentido.

Não acredito que preguiça seja uma causa, mas sim uma consequência de uma mentalidade que busca a zona de conforto. A preguiça, no fim do dia, é um escudo que protege a pessoa do possível fracasso.

Expand full comment

Gostei do texto, mas eu tenho uma pequena discordância quanto ao termo "mentalidade fixa".

``A mentalidade fixa é quando as pessoas acreditam que suas habilidades, inteligência e talentos são inatos e imutáveis. Essas pessoas tendem a evitar desafios, têm medo do fracasso e muitas vezes desistem facilmente quando encontram obstáculos.``

Você diz que existe a "mentalidade de crescimento" e a "mentalidade fixa", porém me parece que essa mentalidade fixa da forma que você descreveu não é tão comum assim. O que eu apontaria no lugar desta, seria a mentalidade "estagnada" que é um tipo de pessoa que entende que poderia evoluir, porém está estagnada por preguiça e comodidade. O individuo nesta categoria não acredita que sua condição seja imutável, na verdade ele dificilmente pensa seriamente no assunto.

Expand full comment