4 Comments

Eu não só abro a câmera como investi numa boa câmera e microfone pra trazer mais qualidade nas vídeo chamadas. Afinal de contas trabalho remoto e esse cuidado com o áudio e a imagem, claro sem exageros, contribui ao meu ver com a comunicação.

Expand full comment

Mano do céu, dev acha que só aprendendo linguagem de programação é suficiente. Fiz parte de uma seleção para uma firma de outsourcing para trabalhar na gringa e parte do onboarding era como se portar em uma videochamada com um possível cliente deles. Como eu seria terceirizado eles queriam imprimir a marca deles na minha apresentação pessoal. Foi o melhor onboard que eu fiz na vida, pois eles ensinaram vários aspectos práticos sobre como performar melhor com um cliente usando um bom angulo de câmera, um bom jogo de luzes, etc e trago esse aprendizado comigo até hoje. Devs acham que empresas contratam pelo viés técnico quando na realidade empresas contratam pessoas para resolver problemas, e é inerente dos relacionamentos humanos conhecer a pessoa para adquirir confiança. Se você não abre a câmera como vão te conhecer?

Expand full comment

Pois é... a galera está muito mimada.

Expand full comment

É normal que haja esse tipo de reação por parte dos programadores, por que sempre existe aquela disputa de interesses entre empregador e empregado, e o empregado geralmente vai pensar mais em si do que na organização (o que faz sentido). Além disso, me parece que existe uma maior prevalência de personalidade introvertida e fobia-social nesse ramo, o que justifica a grande reprovação dessa política.

Expand full comment