Aconteceu um imprevisto essa semana
Estou passando por aqui para te deixar a par do que aconteceu
👋🏼 Bem vindo a edição de número #29 da newsletter do Moa.
⚠️ Antes de começarmos, um breve recado: Me ajude a produzir um conteúdo cada vez mais relevante. Separe alguns poucos minutinhos e toque aqui para responder algumas perguntas. 🙏🏼
Quando eu produzia vídeos para o Youtube, lá em 2019, eu costumava ter uma gaveta de uns 2 vídeos. "Ter gaveta" significa ter uma fila de conteúdos a serem publicados. Eu sou uma pessoa naturalmente precavida. Por isso, gostava de ter uma ou duas semanas de margem, para o caso de algum imprevisto me impedir de produzir o conteúdo da semana. Eu fiz isso em 2019. Em 2023, produzindo essa newsletter, não tenho mais essa prática.
O texto que publico no sábado geralmente é escrito durante a semana. Gosto de fazer dessa forma pois hoje percebo que existe muita criatividade a ser extraída da "urgência" de precisar entregar um texto em poucos dias, mesmo correndo o risco de aparecerem imprevistos. Pois é… Essa semana aconteceram vários imprevistos.
O primeiro deles aconteceu com umas duas semanas de antecedência. Meu amigo Edmilton Neves me chamou oferecendo um ingresso para o RD Summit. Ele é líder de desenvolvimento na RD e também trabalha como coordenador do evento. Eu, muito agradecido, aceitei prontamente o convite. Eu estava planejando vir apenas um dia no evento. Como ganhei o ingresso, resolvi vir nos três dias. Esse foi o primeiro imprevisto.
O segundo imprevisto veio no começo da semana. Meu filho, que já não costuma dormir bem durante a noite, resolveu ficar acordado madrugada adentro. Eu, compadecendo do cansaço da minha esposa, colaborei em tentar acalmar aquela criança que berrava incessantemente durante a madrugada. Essas duas horas a menos de sono em todos os dias da semana acabou bagunçando toda a minha rotina matinal, momento em que costumo escrever.
Já o terceiro, quarto, quinto, décimo imprevisto, são os imprevistos costumeiros de uma startup com meses de vida. Esses tipos de imprevistos eu tiraria de letra, não fosse todo o resto.
Enfim... estou te contando tudo isso para dizer que não consegui parar para produzir um texto minimamente estruturado essa semana. Estou agora, nesse exato momento, sentado numa mesa de madeira toda engordurada, na praça de alimentação do RD Summit, escrevendo esse texto para te dar uma satisfação.
Mas fique tranquilo que eu não apareci por aqui só para choramingar.
Hoje eu acordei bem cansado. Dormi mal a semana inteira. Some isso a dois dias de evento, que sempre são exaustivos. O trabalho da semana toda estava acumulado. Devido a esse cenário, resolvi não vir ao terceiro dia de evento.
Porém, quando fui publicar o post matinal que faço toda sexta feira, me deparei com a seguinte mensagem:
Esses posts são pílulas derivadas dos conteúdos que posto aqui na Newsletter. Esse, em específico, saiu deste post, onde falo da importância do acaso nas nossas vidas pessoais e profissionais.
Claramente, esse foi um recado do universo para mim. Para que coisas boas aconteçam comigo, é preciso que eu me exponha às oportunidades. Nesses dias de evento, inclusive, já aconteceram muitas coisas boas. Encontrei amigos que não via fazia tempo. Fiz novos amigos. Assisti a boas palestras.
Tive várias conversas inspiradoras sobre os mais variados assuntos. Falei sobre paternidade com meu amigo Ed. Falei sobre produção de conteúdo e a nossa capacidade de educar com a Thais Sterenberg. Compartilhei desafios do dia a dia do Tintim com pessoas muito fora da curva e recebi insumos e questionamentos valiosos. Tudo isso só porque eu resolvi sair de casa.
Então, para que essa semana não passe em branco, eu resolvi aparecer por aqui para reforçar o recado do post: fique atento para aproveitar as oportunidades que a vida está te proporcionando. Faça sua parte e se exponha. Infelizmente, essa semana não tem textão porque eu resolvi voltar atrás, fazer minha parte e vir ao terceiro dia de evento.
Até semana que vem!
🫡 Esta foi mais uma edição da newsletter do Moa.
👋🏼 Bem vindos aos 20 novos leitores desde a semana passada. Já somos 1.103 programadores estratégicos!
👊🏼 O meu objetivo com essa newsletter é ajudar programadores que desejam desenvolver uma visão mais estratégica.
Além disso, pretendo também compartilhar outras coisas, como um pouco dos bastidores da construção de um negócio SaaS, as minhas opiniões e meus aprendizados. A ideia geral é ser uma documentação pública e estruturada dos meus pensamentos e aprendizados ao longo dos anos.
Portanto, se você se interessa por soft-skill, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e opiniões relativamente polêmicas, sugiro que você se inscreva para receber as próximas edições. ⬇️
📈 Se você é inscrito e quer me ajudar a construir uma newsletter cada vez mais relevante, separe alguns poucos minutinhos e me ajude respondendo algumas perguntas. Toque aqui para responder.
🗣 Se você tem alguma crítica, sugestão ou quer bater um papo, toque aqui e me chame no WhatsApp.
.
🙏🏼 Obrigado pelo seu tempo! Compartilhe este post com um programador que deseja empreender, ou quer/precisa desenvolver soft-skills para evoluir na carreira. ⬇️
Compartilhe de outras formas:
Rapaz... que post bom!
Grata por ter escrito sobre como é "ser humano de verdade no meio corporativo".
Gostei.